Foguete Vega da Arianespace fracassa no lançamento

Foguete Vega Arianespace
Foguete Vega Arianespace

O lançamento a partir do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, do foguete Vega da Arianespace, que deveria colocar em órbita o satélite FalconEye1 de observação da Terra, cuja missão era “responder às necessidades das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos e proporcionar imagens para o mercado comercial”, fracassou na madrugada desta quinta-feira (11/07/2019), anunciou a Arianespace.

De acordo com a Arianespace: “Aproximadamente dois minutos após a decolagem do lançador Vega do Espaçoporto na Guiana Francesa, uma anomalia no lançador ocorreu logo após a ignição da segunda fase do Zefiro 23 – levando ao final prematuro da missão. Análises de dados estão em andamento para esclarecer as razões para este fracasso. Uma comissão de inquérito independente será criada nas próximas horas “, declarou em Kourou Luce Fabreguettes, Vice-Presidente Sênior de Missões da Arianespace S.A. Fabreguettes é responsável pelas missões Ariane, Soyuz e Vega.

Sobre o Vega

A Agência Espacial Europeia (ESA) desenvolveu o Vega com a participação da Itália, que projetou o foguete e garantiu mais de 60% de seu financiamento, à frente da França (25%), que investiu um total de 1 bilhão de euros. O voo inaugural foi em fevereiro de 2012 e colocou em órbita nove satélites: às 7h do dia 13, no horário local, o primeiro andar do Vega, concebido pela Agência Espacial Francesa (CNES), levou aos céus o foguete, de 137 toneladas.

O foguete de pequeno porte europeu Vega tem a capacidade de levar 1,5 toneladas em órbita baixa, visa o mercado de pequenas cargas, principalmente o de satélites de observação da Terra. O principal objetivo é desenvolver a tecnologia espacial europeia, ao invés de utilizar os mísseis estratégicos (ICBM) russos Rokot e Dnepr.

Assista ao vídeo do lançamento fracassado da missão Vega com o FalconEye1

 

Um comentário em “Foguete Vega da Arianespace fracassa no lançamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *