Sonda Hayabusa2 da JAXA pousou no asteroide Ryugu

Sonda Hayabusa2 da JAXA pousou no asteroide Ryugu
Sonda Hayabusa2 da JAXA pousou no asteroide Ryugu

Hoje (11 de julho de 2019), a espaçonave Hayabusa2 da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) realizou um segundo toque na superfície do asteroide Ryugu. A aterrisagem ocorreu às 10:06 JST no horário de Tóquio e foi bem sucedida.

Segundo a nota da JAXA: “A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) realizou uma série de operações para o segundo pouso do Asteroid Explorer “Hayabusa2″ no asteróide Ryugu e a coleta de amostras de solo.

A partir dos dados enviados da Hayabusa2, foi confirmado que a seqüência de aterrissagem, incluindo a descarga de um projétil para amostragem, foi completada com sucesso. A Hayabusa2 está funcionando normalmente e, assim, o segundo pouso terminou com sucesso.”

Sobre a Sonda Hayabusa2

Hayabusa2 é uma sonda robótica da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) que tem a missão de recolher amostras de material do asteroide 162173 Ryugu e enviá-las ao planeta Terra para análise. A sonda já percorreu cerca de 4 bilhões de km de distância em uma trajetória elíptica. Seu lançamento ao espaço foi em dezembro do ano de 2014. O primeiro pouso para colher amostras da superfície de Ryugu foi realizado em fevereiro de 2019.

Sobre o asteroide Ryugu

O asteroide 162173 Ryugu possuia a designação provisória 1999 JU3. Trata-se de um asteroide Apollo. Ele possui uma magnitude absoluta de 19,2 com um diâmetro estimado de 980 ± 29 metros e foi descoberto no dia 10 de maio de 1999 pelo projeto Lincoln Near-Earth Asteroid Research (LINEAR).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *