Discurso secreto de Nixon em caso de fracasso da Apollo 11

Tripulação da Apollo 11
Tripulação da Apollo 11

A missão Apollo 11 foi um grande sucesso da NASA e os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin puderam andar na Lua e, finalmente, retornar à Terra.

Mas o que aconteceria se eles não pudessem voltar?

O presidente norte-americano Richard Nixon, que entregou uma mensagem a Armstrong, Aldrin e Michael Collins após o sucesso do pouso lunar, também pediu a seu escritor, William Safire, que escrevesse um discurso de contingência se algo desse errado. O discurso foi finalmente entregue ao Chefe de Gabinete de Nixon, H.R. Haldeman e agora está guardado na Biblioteca e Museu Presidencial de Richard Milhous Nixon, o 37.º Presidente dos Estados Unidos de 1969 até 1974.

discurso-secreto-nixon-apollo-11
Crédito: Biblioteca e Museu Presidencial Nixon

Intitulado “NO CASO DE DESASTRE NA LUA”, o discurso de Nixon trataria das viúvas de Armstrong e Aldrin, bem como da nação. “O destino ordenou que os homens que foram à lua para explorar em paz ficassem na lua para descansar em paz”, começa o discurso.

O discurso continua: “Esses bravos homens, Neil Armstrong e Edwin Aldrin, sabem que não há esperança para sua recuperação. Mas eles também sabem que há esperança para a humanidade em seu sacrifício”.

Richard Milhous Nixon
Richard Milhous Nixon

Safire, em entrevista à Meet the Press em 1999, disse que Aldrin e Armstrong seriam “abandonados na Lua” e “ou teriam que morrer de fome ou cometer suicídio”.

“Esses dois homens estão dedicando suas vidas ao objetivo mais nobre da humanidade: a busca pela verdade e pelo entendimento”, Nixon teria continuado no discurso.

Nixon teria continuado dizendo que “Outros seguirão, e certamente encontrarão o caminho de casa”, mas a memória de Aldrin e Armstrong seria honrada para sempre, já que “esses homens foram os primeiros, e eles continuarão sendo os primeiros em nossos corações.”

Como a Biblioteca Nixon acrescentou: “Felizmente, [o discurso] nunca foi necessário” e o ex-presidente chamou os três astronautas e agradeceu-lhes por sua missão bem-sucedida, dizendo “por causa do que vocês fizeram, os céus se tornaram parte de mundo do homem “.

Embora a ligação tenha sido “inesperada”, como Collins disse no mês passado em uma entrevista à Fox News, ela foi “bem-entregue e bem recebida”.

Fonte: FOX NEWS

Um comentário em “Discurso secreto de Nixon em caso de fracasso da Apollo 11

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *