Os seres humanos acabarão por se fundir com máquinas

terminator
Terminator

Em um futuro não tão distante, os seres humanos se fundirão com as máquinas.

Embora isso pareça algo inventado por um escritor de ficção científica, de acordo com um historiador proeminente, é uma realidade que não está muito distante – especialmente considerando o quanto a tecnologia avançou, desde o comércio na internet (Amazon) a relacionamentos virtuais (Facebook) e as mídias sociais (Google e Facebook).

Yuval Noah Harari, professor de história na Universidade Hebraica de Jerusalém (האוניברסיטה העברית בירושלים) disse: “É cada vez mais difícil dizer onde eu termino e onde o computador começa”, durante evento público realizado no Fast Company European Innovation Festival. “No futuro, é provável que o smartphone não esteja separado de você. Pode estar embutido em seu corpo ou no cérebro, constantemente escaneando seus dados biométricos e suas emoções”.

Yuval Noah Harari
Yuval Noah Harari

Durante seu discurso no festival, professor Harari mostrou a possibilidade de os humanos se fundirem fisicamente com máquinas, diferente dos avanços anteriores que aproveitaram a inovação tecnológica para melhorar nossas vidas. A diferença? Humanos serão capazes de se manipular.

“A humanidade sempre permaneceu constante – com os mesmos corpos, cérebros, mentes – através do Império Romano, dos tempos bíblicos e da Idade da Pedra”, disse Yuval Harari, autor dos livros (best-sellers): “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade” e “Homo Deus: Uma breve história do amanhã”, aclamados no Vale do Silício.

O professor ainda falou: “Se disséssemos aos nossos ancestrais na Idade da Pedra sobre nossas vidas hoje, eles pensariam que já somos deuses. Mas a verdade é que, apesar de termos desenvolvido ferramentas mais sofisticadas, somos os mesmos animais. Nós temos as mesmas emoções, as mesmas mentes. A revolução vindoura mudará isso. Isso vai mudar não apenas nossas ferramentas, vai mudar o ser humano em si.”

Segundo a Fast Company, que patrocinou a conferência, Yuval Harari acredita que nós inevitavelmente nos manipularemos nos próximos anos, e ressalta que já manipulamos animais, ou seja, os avanços tecnológicos como a fertilização in vitro podem moldar a criação de uma vida humana.

O historiador israelense também jogou água fria sobre os sonhos dos CEOs de tecnologia que alimentam o sonho de colonizar outros planetas, ao afirmar: “Nem as bactérias mais resistentes do planeta podem sobreviver em Marte. Homo sapiens não podem colonizar outros planetas ou galáxias”.

Harari, que fala regularmente com tecnólogos, e manteve uma conversa pública em abril com Mark Zuckerberg, um dos fundadores do Facebook, sugeriu neste trabalho que os seres humanos precisam agir com cautela na era digital. Em seu discurso, ele também alertou sobre a capacidade do Vale do Silício de “capturar e sequestrar” nossa atenção.

“Essa é a base do modelo de negócios deles. [É difícil para eles] dizer agora que isso é uma má ideia”, disse ele. “O que os acionistas vão pensar sobre isso? Com as melhores intenções, eles agora são cativados pelas máquinas que criaram. Eles estão presos”.

Fonte: FOX NEWS

2 comentários em “Os seres humanos acabarão por se fundir com máquinas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *