Foguete de teste Starhopper da SpaceX explode na plataforma de lançamento

O foguete Starhopper da SpaceX – veículo de teste de um projeto de nave espacial reutilizável de longa distância – pegou fogo após uma série de testes no Texas. A espaçonave ficou danificada pelo incêndio.

Depois de testes bem sucedidos na semana passada, quando o Starhopper literalmente pulou vários centímetros do chão, os engenheiros da SpaceX fizeram uma série mais ambiciosa de experimentos na noite de terça-feira (16/07/2019). Com um dos motores do foguete “Raptor” da empresa instalado, o Starhopper estava pronto para levantar 20 metros do chão sem amarras, e manobrar de um lado para o outro antes de descer novamente.
No entanto, antes que a nave pudesse ser decolar, o desastre aconteceu durante o teste de fogo estático do foguete. Depois de um teste inicial de ignição, o foguete pareceu ter um vazamento de combustível, desencadeando uma enorme bola de fogo que engolfou o protótipo.
A nave ficou em chamas por várias horas e pareceu ter sido pelo menos superficialmente danificada pelo incêndio. Os técnicos da SpaceX começaram a tornar a plataforma de lançamento segura na manhã de quarta-feira (17/07/2019), mas o incêndio obrigou os testes de voo programados para o dia a serem adiados.
A SpaceX espera começar a usar o Starhopper para voos espaciais comerciais até 2021.
Pingback: SpaceX lançará foguete e cápsula reutilizados para NASA hoje | Tecnologia do Mundo
Pingback: Virgin Hyperloop One mais perto da realidade | Tecnologia do Mundo
Pingback: Voo de teste do foguete Starhopper da SpaceX bem sucedido | Tecnologia do Mundo