Franky Zapata tentará atravessar o Canal da Mancha em hoverboard a jato

soldado-voador-hoverboard-canal-mancha
Hoverboard a jato tentará atravessar o Canal da Mancha

Franky Zapata, ex-militar francês conhecido como “soldado voador” e inventor do hoverboard a jato tentará atravessar o Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, esta semana.

soldado-voador-dia-da-bastilha
Hoverboard na parada do Dia da Bastilha

Franky Zapata, que encantou multidões na França com uma demonstração de seu hoverboard na parada do Dia da Bastilha do país, quer fazer a viagem para marcar o 110º aniversário do primeiro voo de avião cruzando o canal de Louis Bleriot, feito realizado em 25 de Julho de 1909, usando o avião Blériot XI.

“É a realização de um sonho”, disse o inventor ao jornal Le Parisien, acrescentando que ele estava “muito estressado”.

“Eu usei 3% dos recursos da máquina [no Dia da Bastilha] e precisarei de 99% para o canal. Não vai ser nada fácil e eu acho que tenho 30% de chance de sucesso ”, disse ele.

Zapata disse que espera cruzar o canal, que varia em largura de 32 a 240 Km, dependendo da localização, em cerca de 20 minutos.

O “soldado voador” disse ao jornal francês que obteve aprovação das autoridades da aviação civil, mas não de autoridades marítimas, que disseram que estacionar um navio para reabastecer o hoverboard representaria um risco no movimentado corredor de embarque.

“Nós desaconselhamos a travessia porque é extremamente perigoso, dado o tráfego no Canal, um dos estreitos mais movimentados do mundo”, afirmou a autoridade marítima francesa.

“Isso tornou o desafio 10 vezes mais difícil”, disse Zapata, acrescentando que reabastecerá no meio do caminho em vez de duas vezes como planejou. “É uma decisão completamente arbitrária e irracional.”

soldado-voador-hoverboard-a-jato
Franky Zapata, o soldado voador

Durante a celebração do Dia da Bastilha, o presidente francês Emmanuel Macron, a alemã Angela Merkel e outros líderes assistiram Zapata voar alto sobre a multidão exibindo um rifle de assalto.

De acordo com o The Guardian, o hoverboard de Zapata é alimentado por cinco mini-motores turbo e pode atingir velocidades de até 190 km/h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *