Índia vai realizar primeiro exercício de guerra espacial

India-ASAT-missil
Míssil Anti-Satélite (A-Sat) da Índia

No final de março, o Primeiro Ministro Narendra Modi anunciou que a Índia havia testado com sucesso o míssil Anti-Satélite (A-Sat), abatendo um satélite de baixa órbita.

O Exército indiano vai realizar seu primeiro exercício simulado de guerra espacial apelidado de IndSpaceEx antes do final da semana, informou o jornal Times of India na quarta-feira, citando fontes oficiais.

“O primeiro-ministro Narendra Modi disse que o teste do míssil A-Sat em março foi realizado para tornar a Índia mais forte e mais segura, além de trazer mais paz e harmonia. De acordo com essa visão, o IndSpaceEx está sendo conduzido para identificar os principais desafios e deficiências no caso de um conflito atingir a dimensão espacial”, disse um alto funcionário, citado pelo jornal. “Um importante IIT [Instituto Indiano de Tecnologia] também foi contratado para trabalhar nesse potencial e nas possíveis soluções”, acrescentou.

“Há uma necessidade de explorar a efetiva exploração tática, operacional e estratégica da fronteira final da guerra. Não podemos continuar mexendo nossos dedos enquanto a China avança. Não podemos igualar a China, mas precisamos ter recursos para proteger nossos ativos espaciais”, apontou outro funcionário.

Em 27 de março, Modi anunciou que a Índia havia testado com sucesso o míssil Anti-Satélite (A-Sat), derrubando um satélite de órbita baixa. “A Índia surge como um grande poderio espacial. Isso tornará a Índia mais forte, mais segura e promoverá mais paz e harmonia”, enfatizou, acrescentando que o teste não foi dirigido contra nenhum país.

Fonte: TASS

Um comentário em “Índia vai realizar primeiro exercício de guerra espacial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *