JAXA e Toyota se unem para lançar um Rover Lunar tripulado até 2029

Rover-Lunar-Jaxa-Toyota
Rover Lunar – JAXA/Toyota

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) e a Toyota Motor Corporation (Toyota) juntaram seus esforços na exploração espacial internacional. Como primeiro passo, a JAXA e a Toyota estão desenvolvendo em cooperação um robô tripulado e pressurizado que emprega tecnologias de veículos com célula de combustível elétrica. Essa forma de mobilidade é considerada necessária para atividades de exploração humana na superfície lunar. Mesmo com a quantidade limitada de energia que pode ser transportada para a Lua, o jipe pressurizado teria um alcance total de cruzeiro na superfície lunar de mais de 10.000 km.
O veículo pressurizado poderia ajudar os astronautas a procurar recursos como gelo de água.

Daqui uma década ou mais a partir de agora, os astronautas poderão estar cruzando a lua dentro de um veículo Toyota.

Rover-Lunar-Pressurizado-Jaxa-Toyota
Rover Lunar – JAXA/Toyota

A montadora e a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) acabaram de assinar um acordo de três anos para desenvolver em conjunto um veículo lunar pressurizado, que incorporará tecnologias de veículos elétricos movidos a células de combustível.

“Ao longo do período de pesquisa conjunta de três anos, a JAXA e a Toyota fabricarão, testarão e avaliarão protótipos, com o objetivo de desenvolver um veículo lunar tripulado e pressurizado e explorar a superfície da Lua como parte de um projeto internacional”. Representantes da Toyota escreveram em comunicado em 16 de julho de 2019.

Jipe-Lunar-Pressurizado-Jaxa-Toyota
Rover Lunar – JAXA/Toyota

“O rover será usado em missões para explorar as regiões polares da Lua, com o objetivo de investigar a possibilidade de usar os recursos da Lua – como água congelada – e de adquirir tecnologias que permitam a exploração das superfícies de corpos celestes maciços”. Representantes da Toyota escreveram na declaração.

O veículo Toyota / JAXA não seria o primeiro veículo tripulado a percorrer a superfície lunar. A NASA lançou “buggies lunares” não-pressurizados e dirigidos por astronautas nas três missões finais da Apollo, em 1971 e 1972.

Veja um vídeo com o projeto do veículo lunar pressurizado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *