Encontro de um caça F-18 Hornet da OTAN VS Sukhoi Su-27 russo no Mar Báltico

F-18 Hornet da OTAN
F-18 Hornet da OTAN

Segundo militares russos, um jato da Otan aproximou-se do avião do ministro da Defesa da Rússia que trafegava sobre águas internacionais no Mar Báltico.

O caça multifuncional F-18 Hornet da OTAN aproximou-se do avião do ministro da Defesa, Sergei Shoigu, enquanto sobrevoava águas neutras no Mar Báltico, mas foi perseguido por um dos dois caças Sukhoi Su-27 que escoltavam a aeronave de Shoigu, informou o Ministério da Defesa da Rússia.

Shoigu teria voado a caminho de Moscou a partir do enclave russo de Kaliningrado, que é cercado pelo sul, leste e nordeste por Polônia e Lituânia, ambos membros da OTAN.

Imagens amadoras feitas de dentro do avião do ministro da Defesa mostraram o F-18 da Força Aérea Espanhola voando ao lado da aeronave, antes de executar uma difícil manobra à esquerda enquanto um Su-27 se aproximava por baixo do avião. O F-18 é visto subindo acentuadamente, afastando-se dos dois planos.

O Tweet diz: “O F-18 da OTAN tentou aproximar-se do avião de Sergei Shoigu no Mar Báltico. Os pilotos do Su-27 empurraram o caça para longe, impedindo que ele se aproximasse do avião”.

Shoigu visitou Kaliningrado para observar parte dos jogos em andamento da Seaborne Assault, parte da competição mais ampla do Army Games 2019, com participantes de mais de duas dúzias de países.

O incidente de terça-feira não foi a primeira vez que a OTAN se aproximou do avião de Shoigu no Báltico. Um incidente semelhante ocorreu em junho de 2017, quando um F-16 da OTAN foi afastadodo do avião por uma escolta de Su-27.

Os EUA e seus aliados aumentaram substancialmente os voos ao longo das fronteiras marítimas e terrestres da Rússia nas regiões do Báltico e do Mar Negro, e perto das bases russas na Síria. Em 2018, o Ministério da Defesa informou ter observado cerca de 3.000 aeronaves militares estrangeiras, incluindo cerca de 1.000 aviões de reconhecimento e drones, voando perto da fronteira. Alguns desses incidentes levaram as forças de defesa aérea a embaralhar os jatos. A Rússia condenou repetidamente o avanço militar da OTAN perto de suas fronteiras, alertando que essas ações aumentam o risco de escalada para um conflito militar total.

Fonte: Sputnik News

2 comentários em “Encontro de um caça F-18 Hornet da OTAN VS Sukhoi Su-27 russo no Mar Báltico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *