Força Espacial Americana em alerta

The logo for the newly-created Space Force.
Logo da recém criada Força Espacial.

A Rússia pode ter testado uma nova arma espacial destinada a destruir satélites na órbita terrestre. Testes conduzidos por Moscou colocaram a recém criada Força Espacial Americana em alerta.

A guerra espacial está saindo da ficção para virar uma realidade na última fronteira da humanidade: a conquista do espaço sideral com a necessidade dos seres humanos tornarem-se uma civilização multi-planetária, como defende ELON MUSK, CEO da SpaceX.

NASA vai enviar PERSEVERANCE

Amanhã (30 de julho de 2020) a NASA fará o lançamento do Perseverance rover e do Ingenuity. O novo explorador do planeta vermelho é movido a energia nuclear, mais precisamente plutônio, o que evita o problema de falta de energia que já ocorreu com outros robôs de missões anteriores, afetados por intensas tempestades de areia que cobrem toda a superfície de Marte, impedindo que a luz solar recarregasse as baterias dos equipamentos.

Tudo sobre o Perseverance, veículo da NASA que será lançado rumo a ...
Perseverance  próximo veículo espacial para Marte – Impressão artística do Perseverance e do Ingenuity (frente). Imagem: NASA / JPL-Caltech

A chegada do Perseverance a Marte está prevista para ocorrer em fevereiro de 2021, o que fará com que o veículo espacial seja o quinto a chegar ao Planeta Vermelho, depois de seus predecessores Sojourner, Spirit, Opportunity e Curiosity.

Space Images | Three Generations of Rovers with Standing Engineers
Imagem comparativa de 3 gerações de veículos espaciais: Sojourner, Spirit/Opportunity e Curiosity

A frente está o primeiro rover de Marte, Sojourner, que pousou em Marte em 1997 como parte do Projeto Mars Pathfinder. À esquerda, está um rover de teste do Mars Exploration Rover Project, irmão do Spirit e Opportunity, que aterrissou em Marte em 2004. À direita, há um rover de teste do Mars Science Laboratory do tamanho do rover de Mars do projeto, Curiosity, que aterrissou em Marte em agosto de 2012.

O Perseverance tem aproximadamente o mesmo tamanho do Curiosity, ou seja, 3 metros de comprimento, 2,7 m de largura e 2,2 m de altura. Pesando 1.025 kg, ele é 126 kg mais pesado que o Curiosity. Para energia, o rover está equipado com um Gerador Termoelétrico por Radioisótopos Multi-Missão (MMRTG), que produz energia elétrica térmica a partir do decaimento natural do plutônio-238.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *